Pancreatite Aguda
A pancreatite aguda (PA) é uma doença inflamatória que pode variar desde uma forma leve a grave e fulminante, em que um fator agressor provoca ativação de enzimas digestivas nas células acinares, resultando em dano celular e autodigestão da glândula.
A apresentação clínica envolve náuseas, vômitos e dor abdominal em regiões epigástrica e periumbilical. A dor pode irradiar ainda para a região dorsal. Esta doença é associada ou determinada por problemas congênitos, hereditários ou adquiridos. E pode ser de natureza química, traumática e infecto-parasitária. A litíase biliar e ingestão de álcool são as principais causas. Juntas correspondem aproximadamente por 80% dos casos.
O diagnóstico e classificação da gravidade são pautados em parâmetros clínicos, laboratoriais ou de imagem. Vários grupos de critérios prognósticos ou marcadores isolados são utilizados: Critérios de Ranson, dosagem da proteína C reativa, critérios do APACHE II, critérios tomográficos de Balthazar e classificação de Atlanta. Os mais aplicados na prática clínica são os critérios de Ranson e APACHE-II, sendo considerado pancreatite grave se critérios de Ranson > 2 e Apache II > 8.
Pacientes com PA são submetidos a jejum para limitar a extensão e a gravidade da inflamação, cuja duração varia conforme a gravidade da doença. O momento ideal e os critérios para reiniciar a alimentação permanecem incertos. Contudo, o jejum prolongado pode ser prejudicial em decorrência de atrofia da mucosa intestinal e translocação de micro-organismos e toxinas; e a realimentação precoce tem sido associada com melhora do quadro clínico da PA grave e/ou redução de complicações.
Critérios de Ranson:
Critérios do Apache:
REFERÊNCIAS:
Ribeiro, G. F. F; da Silva, G. H; Martins, M. L. B; Bogea, E. G; Cantanhede, J. G; de Abreu, J. D. M. F. ETIOLOGIA E MORTALIDADE POR PANCREATITE AGUDA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Arq. Catarin Med. 2017 out-dez; 46(4):168-181.
Brito, A. K. S. ; Coimbra, M. P. S. M. ; Ferreira, C. H. ; Carvalho, V. B. L. ; Cunha, P. F. M. ; Martins, M. C. C. ; Cardoso, D. M. P. ; Dantas, M. R. R. ; Carvalho, B. E. . Tempo de jejum e evolução clínica de pacientes com pancreatite aguda internados em um Hospital Universitário. Revista Brasileira de Nutrição Clínica , v. 31, p. 162-166, 2016.