Treinando o conhecimento
- ligante Paulo César Bitarães Martins Bitarães
- 15 de dez. de 2017
- 3 min de leitura
Essa semana trouxemos mais algumas questões para auxiliar os estudos. Utilize um papel e uma caneta para anotar suas respostas e ao final da última questão, confira com o gabarito. Bons estudos!
QUESTÃO 1 (Ano: 2013 Banca: UEG Órgão: PM-GO Prova: 2° Tenente - Médico Radiologia)
Sobre a diverticulite aguda, tem-se o seguinte:
A) Parte superior do formulário
B) ao ultrassom identifica-se espessamento parietal segmentar, aumento da ecogenicidade da gordura pericolônica e pneumoperitônio.
C) na tomografia observa-se espessamento parietal simétrico do segmento acometido, divertículos, densificação da gordura pericolônica e pequena quantidade de líquido adjacente.
D) a ressonância magnética tem alta sensibilidade para a moléstia diverticular dos cólons em fase aguda
E) na tomografia observa-se pneumoperitônio, espessamento parietal segmentar, ingurgitamento dos vasos mesentéricos e redução da densidade da gordura pericolônica.
QUESTÃO 2 (IBFC - 2013 - EBSERH - Médico – Gastroenterologia)
A diverticulite é constituída por bolsas e cistos pequenos e salientes da parede interna do intestino (diverticulose) que ficam inflamados ou infectados. Esses cistos costumam ser encontrados no intestino grosso (cólon). Na diverticulite aguda não complicada (primeiro episódio), a melhor conduta terapêutica a ser tomada é:
A) Jejum e cirurgia eletiva.
B) Jejum (associado ou não a sonda nasogástrica ou dieta líquida sem resíduos e antibioticoterapia de amplo espectro.
C) Analgesia com tramadol.
D) Dieta pastosa, internação hospitalar e tramadol.
QUESTÃO 3 (IADES - 2014 - EBSERH - Médico – Coloproctologia)
Acerca da doença diverticular dos cólons e da diverticulite, assinale a alternativa correta.
A) A doença diverticular do cólon incide especialmente nas três primeiras décadas de vida, em paciente que possuem tendência genética para o desenvolvimento dessa doença.
B) A diverticulose, sem o desenvolvimento de doença diverticular do cólon, sempre é sintomática, sendo que o paciente intercala períodos longos de constipação e crises de diarreias agudas.
C) O melhor método diagnóstico para definir a peritonite fecal é a ressonância magnética, pela acurácia e especificidade próxima de 100%.
D) O exame considerado padrão ouro para diagnóstico e avaliação da diverticulite é a tomografia computadorizada de abdome e pelve.
E) A colonoscopia e o enema opaco são indicados apenas na fase aguda da diverticulite, pois de outro modo não oferecem bom resultado diagnóstico.
QUESTÃO 4 (TJ-PR - 2013 - TJ-PR - Médico)
Com relação à doença diverticular colônica, o diagnóstico na doença aguda deve ser realizado por:
a) colonoscopia.
b) tomografia.
c) enema baritado
d) radiografia de abdome.
QUESTÃO 5 (CESPE/UnB – SESA/ES/2013)
Um paciente do sexo masculino com sessenta e sete anos de idade apresenta suspeita de diverticulite aguda. No hemograma, há leucocitose e desvio para a esquerda. Nesse caso, o exame recomendado para auxiliar no diagnóstico é:
A) enema opaco.
B) tomografia computadorizada com contraste.
C) colonoscopia.
D) ressonância nuclear magnética.
E) ecografia de abdome.
QUESTÃO 6 (CSM/2011 Prova: Primeiro Tenente - Quadro de Médicos)
Em relação à diverticulite colônica, é correto afirmar que
A) É uma infecção colônica intraluminal.
B) O ceco é o segmento do intestino mais acometido.
C) Todos os casos são de tratamento cirúrgico de urgência.
D) Não tem relação com a dieta.
E) O uso da morfina deve ser evitado.
QUESTÃO 7 (HUGG-UNIRIO/RJ - 2017)
A respeito da diverticulite aguda, assinale a alternativa incorreta.
A) Os pacientes geralmente apresentam dor abdominal no quadrante inferior esquerdo de início gradual
B) As mudanças do hábito intestinal como constipação e diarreia podem ocorrer em alguns pacientes
C) Na grande maioria dos pacientes é possível palpar um flegmão doloroso no quadrante inferior esquerdo
D) Sintomas urinários como urgência e polaciúria sugerem proximidade do processo infeccioso junto à bexiga
E) Anorexia, náuseas, vômitos, flatos e parada de eliminação de fezes, quando presentes, indicam um quadro de íleo adinâmico.
QUESTÃO 8 (CIAAR/2013 Prova: Primeiro Tenente - Médico)
A diverticulose do intestino grosso refere-se à presença de divertículos no cólon. A diverticulite significa a presença de inflamação e de infecção associadas aos divertículos, mais frequentemente os localizados no cólon sigmoide. A doença diverticular corresponde ao conjunto de manifestações associáveis à diverticulose, desde dor abdominal inespecífica até a diverticulite complicada. De acordo com o exposto, marque a afirmativa incorreta.
a) A fístula anal é o tipo mais comum de fístula resultante de diverticulite aguda.
b) O tratamento conservador nos casos de diverticulite aguda com abscesso pequeno e pericólico é realizado por meio da antibioticoterapia sistêmica, podendo o tratamento cirúrgico ser realizado em condições eletivas.
c) O tratamento para os casos de diverticulite aguda com abscessos maiores reservam-se à drenagem percutânea ou ao tratamento cirúrgico. A punção percutânea habitualmente guiada por tomografia computadorizada com colocação de cateter permite drenagem temporária da coleção e tratamento cirúrgico eletivo subsequente em tempo único em 67% a 80% dos casos
d) A perfuração não-bloqueada na diverticulite aguda, com peritonite difusa fecal ou purulenta resultantes, representa grave ameaça à vida, com mortalidade de até 28%. O tratamento cirúrgico de urgência deve ser realizado com a ressecção do segmento perfurado e colostomia (operação em dois tempos) em contraponto às operações em três tempos, resultando em menor sepse residual, menor número de reoperações e menor internação hospitalar associados à primeira opção.
GABARITO:
1) B
2) B
3) D
4) B
5) B
6) E
7) C
8) A
Comentários